https://www.facebook.com/events/481204841917886/?ref=2&ref_dashboard_filter=upcoming
Os Screaming Eagles, comemoram o seu 18º Aniversário, com mais um Evento de recriação Histórica.
TEMA:
Invasão dos Estados Unidos ao Panamá, 1989.
FAÇÕES
- Delta Force (Woodland) ------------ 10 vagas
- U.S. Rangers (Woodland) ---------- 15 vagas
- Forças Especias de Noriega (Calça de Ganga, camisola Preta e boné preto) ---------------------------- 30 vagas
- Evento com restrições.
- Evento Limitado a 50/60 Participantes.
- Prioridade a Reenactors.
HISTORIA
A invasão dos EUA no Panamá 1989: "Operação Justa Causa"
No Outono de 1998, o regime de Noriega mal conseguia manter o poder. As tensões aumentaram quando os resultados das eleições foram anulados e os líderes da oposição foram espancados brutalmente pelos Batalhões da Dignidade de Noriega (DIGBATS). Um golpe de estado falhado feito pelas Forças de Defesa do Panamá(PDF) em Outubro criou sangrentas represálias. Deserdado por todos excepto um pequeno número de comparsas e uma mão cheia de militares desmoralizados da PDF, Noriega começou a usar unidades paramilitares chamadas Batalhões da Dignidade de Noriega. Em Dezembro de 1989 a paranóia do regime fez com que a situação das forças e cidadãos dos EUA ficasse cada vez mais insegura.
O planeamento para a contingência do Panamá começou em Fevereiro de 1989, incluindo uma serie de ordens dirigidas para a defesa da Zona do Canal Velho, evacuações de não combatentes, neutralização das PDF e operações militares civis(CMO). O plano de Operações para a ofensiva foi chamado PLANO COLHER AZUL. Em Setembro de 89, o JTFSO reviu o plano e mudou-o para o PLANO 90-2. O golpe de estado de Outubro fez com que o plano fosse actualizado devido à capacidade das PDF de rapidamente reforçarem unidades na cidade do Panamá.
A 15 de Dezembro de 1989, a Assembleia Nacional do Panamá declarou que existia um estado de guerra contra os EUA e adoptou medidas para se defender de agressões externas, Nos dias que se seguiram, militares e familiares dos EUA foram assediados e um tenente dos Marines foi morto.
Em 17 de Dezembro de 1989, a autoridade de comando nacional (NCA), ordenou os chefes de estado-maior (JCS) para executar o plano 90-2. O JTFO recebeu a ordem executiva do JCS em 18 de Dezembro com o Dia-D e a Hora-H de 20 de Dezembro e 0100Locais. A operação foi conduzida como uma campanha de objectivos militares reduzidos. Os objectivos do JTFSO no Plano 90-2 eram:
A. Proteger cidadãos dos EUA e infra-estruturas chaves
B. Capturar e entregar Noriega às autoridades competentes
C. Neutralizar as forças PDF
D. Neutralizar o comando e controlo das PDF
E. Apoiar a colocação de um governo reconhecido pelos EUA no Panamá
F. Reestruturar as PDF.
Em Fort Bragg, Benning e em Steward, as forças do Dia-D estavam alerta e foram lançadas numa esquadrilha de 148 aviões. Unidades do 75º Regimento Ranger e da 82ª Divisão Aerotransportada conduziram assaltos aerotransportados em Objectivos Chave como o Rio Hato e os aeroportos de Torrijo e Tocumen.
A 20 de Dezembro de 1989, a 82ºDivisão Aerotransportada fez o seu primeiro salto de combate desde a 2ª Guerra Mundial no aeroporto internacional de Torrijos, no Panamá. A força de ataque da 1ª Brigada era constituída pelo 1º e 2ºBatalhões do 504º Regimento de Infantaria paraquedista. No panamá, os paraquedistas reuniram-se com o 3º Batalhão do 504º Regimento de infantaria paraquedista que já se encontravam aquartelados no Panamá. Depois do salto nocturno e da captura do aeroporto, a 82ª efectuou mais missões de assalto na cidade do Panamá e nas áreas envolventes.
Eles foram seguidos pela 1ª e 2ª brigadas da 7ª divisão de Infantaria enquanto as forças no terreno, constituídas pelas 3ª Brigada da mesma divisão, a 193ª Brigada de Infantaria e pela 4ª, 5ª e 6ª Divisão de Infantaria, assaltaram objectivos também na cidade do panamá e no lado atlântico do canal. Ao fim do primeiro dia, todos os objectivos do Dia-D foram conquistados. Enquanto as forças iniciais foram colocadas em novos objectivos, forças de reforço da 7ªDivisão de Infantaria foram destacadas para áreas oeste de Panamá e para a cidade de Panamá.
Enquanto quartel-general para o grupo de suporte, 8ºForça aérea, programou, executou e dirigiu 144 missões para reabastecer 229 veículos com mais de 6 milhões de toneladas de combustível. De acordo com o General Collin Powell, chefe do estado-maior general, os reabastecimentos aéreos, não só fizeram uma diferença na operação, com fizeram com que a mesma fosse possível. Esta missão introduziu o F117-A Stealth figther pela primeira vez.
Unidades da Guarda Nacional Aérea participaram nesta operação devidos à sua presença regular no Panamá para as operações CORONET COVE e VOLANT OAK. Apenas o 193 grupo de operações especiais da Pensilvânia fazia parte do plano inicial.
O terreno Urbano detinha um grande risco de fogo amigo devido ao combate a curta distancia, dificuldade de reconhecimento e aos efeitos secundários das armas que eram desconhecidos. Durante a operação Just Cause os soldados empregaram diversas técnicas que eram ineficazes e perigosas para ultrapassar muros, vedações e portas com granadas, tiro automático e mesmo armas antitanque. O fogo de suporte directo, mesmo a um quarteirão de distância era muito difícil de controlar. Durante a operação, as forças mecanizadas que davam suporte de fogo foram avisadas pela brigada que uma força ligeira tinha limpo um hotel alto até ao segundo andar. Na realidade essa força tinha limpo até ao 10º andar e estava a lutar num engajamento anti-sniper. Vendo o tiroteio , as forças mecanizadas começaram a fazer fogo de supressão. Isto fez com que as forças amigas no hotel devolvessem fogo durante alguns segundos até se aperceberem do erro. A extensiva destruição de casas civis vistas na televisão pelo mundo inteiro resultaram num estilo de combate baseado em grande poder de fogo.
O alto número de baixas e uso de recurso associados em combate urbano não ocorreram. Os Estados Unidos sofreram 23 Mortos em combate e 324 Feridos em combate, com as baixas inimigas estimadas em 450. Estimou-se que houve 200 a 300 baixas civis. Algumas destas baixas foram feitas pelos PDF e outras inadvertidamente pelas forças dos EUA. O número de baixas não foi maior devido à disciplina das forças Americanas e pelas duras regras de engajamento. Contudo as Nações Unidas colocaram o número de baixas em 500, a comissão de defesa dos direitos humanos da América Central e o Serviço de Paz e Justiça do Panamá colocaram o número de baixas entre 2000 e 3000. A comissão de direitos humanos do panamá e um inquérito independente do Procurador-Geral Ramsey Clark colocaram o número em 4000. Milhares foram feridos. Como seria de esperar, o número de baixas civis foi suficiente para estimular o debate acerca da necessidade da invasão para remover Noriega, mas não foi o suficiente para gerar uma onda de raiva em Panamá ou no mundo, ou colocar o povo de Panamá contra a intervenção dos EUA.
As forças dos EUA envolvidas na operação alcançaram os seus principais objectivos rapidamente e a retirada começou a 27 de Dezembro. Noriega eventualmente rendeu-se às autoridades Norte-Americanas. Neste momento ele está a cumprir uma pena de 40 de prisão na Florida por tráfico de droga.
A operação Just Cause foi única na história militar dos EUA por vairas razões. Como a maior operação de contingência desde a 2ºGuerra mundial, ela concentrou-se numa combinação de destacamento rápido de poder de combate critico e uma utilização precisa de forças previamente destacadas e de forças colocadas no terreno. Impressionado pela execução calma da operação o General Stiner depois afirmou que a operação foi maioritariamente sem erros devido à doutrina de Ar e batalha e a validação da direcção estratégica dos militares.
ESTE TEMA SERÁ ADAPTADO PARA AIRSOFT, SOFRENDO ALGUMAS ALTERAÇÕES PONTUAIS DA HISTÓRIA.
INSCRIÇÕES:
Todas as inscrições deverão ser feitas da seguinte maneira:
- Enviar PM com Nome, Nick, APD e Nº, Equipa/Independente e Fação pretendida, aqui no Facebook
ou para o seguinte email: screamingeagles1996@hotmail.com
Custo da Inscrição: 15,00€ (Inclui lanche e brinde)
Inscrições abrem a 1 de Maio 2014
Horário:
Check-In: 08,00h
Breafing: 09,00h
Inicio do jogo: 09,30h
Fim do Evento: 18,00h
Um Evento ADAPT, organizado por Screaming Eagles.
Apoios:
-
-
-
QUEM ALINHA ?